Plastinação

Plastinação: um método revolucionário em conservação de peças anatômicas

A plastinação é um método de preservação de espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo de sua aparência em vida, criado pelo Dr. Gunther von Hagens, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, em 1977. O Método é um processo pelo qual os espécimes são impregnados com um polímero, podendo ser o silicone, epóxi ou poliéster. Com esta técnica, evita-se o uso de soluções conservantes tóxicas e de odor desagradável, como o formaldeído, bem como eleva a durabilidade das peças, característica útil para as atividades de pesquisa, ensino e expositivas em anatomia.

 
Em muito breve, esta avançada técnica será desenvolvida aqui Vitória, no Museu de Ciências da Vida (MCV). Sob a coordenação do Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt e com o apoio do FACITEC-PMVFAPESCNPq e da UFES, estão sendo criadas as condições para a instalação do Laboratório de Plastinação aqui em nossa Universidade. 
 
Em 2012, o Dr. Athelson fez uma capacitação no Laboratório de Plastinação da Universidade de Toledo, no estado de Ohio/EUA, onde teve a oportunidade de trabalhar com o Prof. Dr. Carlos Baptista, diretor daquele laboratório e presidente da Sociedade Internacional de Plastinação, adquirindo o conhecimento necessário para trazer esta tecnologia para o Brasil.
 
O Dr. Athelson ressalta que, com a utilização desta tecnologia em nosso estado, um leque de possibilidade se abrirá, proporcionando benefícios para vários setores da comunidade acadêmica e da própria sociedade comum, dentre eles: 1) Cursos de graduação e pós-graduação das áreas da saúde e biomédicas, que poderão ter peças plastinadas para suas atividades de ensino e pesquisa; 2) O MCV, que contará com seu acervo de peças anatômicas plastinadas, receberá o público com maior qualidade; 3) Os deficientes visuais, que contarão com peças anatômicas reais que poderão ser tocadas, garantindo acessibilidade plena a este conhecimento, 4) Outas áreas como a patologia, zoologia, botânica, etc, também poderão aplicar a plastinação em suas atividades.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910