Projeto "Orientação Quanto ao Uso de Fármacos"

Conheça a importância do uso racional de fármacos e os perigos do consumo inadequado, através do Projeto: “ORIENTAÇÃO SOBRE O USO DE FÁRMACOS NO MCV: PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO”, realizado no Museu de Ciências da Vida.

Neste projeto, durante a visita ao MCV, os alunos visitantes têm acesso a uma aula expositiva, apresentada por estudantes da área da saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, que durante 20 minutos abordam temas relacionados ao uso de fármacos que apresentam relevância para este público em especial.

Com uma linguagem acessível aos alunos visitantes, são abordados a importância do uso correto dessas substâncias e os riscos associados ao seu uso inadequado.

O tema da palestra a ser apresentada é escolhido pelo professor responsável pela turma dentre um dos três temas disponibilizados pelo MCV: Drogas de Abuso, Contracepção Hormonal ou Tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Drogas de Abuso

Esta aula realiza uma abordagem rápida a respeito das principais e mais comuns drogas utilizadas no Brasil na atualidade, mostrando seus mecanismos, bem como os efeitos devastadores das drogas sobre o organismo.

Contracepção Hormonal

Esta aula traz em seu conteúdo os diferentes métodos de contracepção hormonal, muito importantes para planejamento familiar e controle hormonal da mulher. É ressaltado que os tratamentos hormonais previnem apenas a gravidez, não sendo preventivos para IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e portanto outras estratégias contraceptivas são também abordadas nesta aula.

Tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Consiste numa aula sobre a conscientização dos tratamentos e exames disponíveis atualmente para as IST’s, e das políticas relacionadas a área, também abordando os principais sinais e sintomas que devem servir de alerta para a presença de  cada quadro infeccioso.

ATENÇÃO: Para incluir uma aula do Projeto “Orientação Sobre o Uso de Fármacos” em sua visita, selecione a aula a ser ministrada no formulário de agendamento, atentando para as datas em que as atividades deste projeto estarão disponíveis.

Obs: Atividade direcionada para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e alunos de ensino médio. Para turmas anteriores ao 7º ano do ensino fundamental, favor entrar em contato com o email agendamento.mcv.ufes [at] gmail.com para maiores esclarecimentos.