Nossa História

O Museu de Anatomia da UFES é um Programa de Extensão que, sem qualquer fim lucrativo, vem crescendo ano a ano. Sua concepção iniciou-se em 2007 e efetivamente foi registrado na PROEX-UFES no início de 2008 pelo Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt. A idéia de montar um museu de anatomia em Vitória surgiu a partir da grande demanda reprimida por este conteúdo, observada com as atividades do projeto Corpo Humano, o qual tem como principal objetivo aproximar a Comunidade e a Universidade, através do estudo do corpo humano; e também com o grande sucesso da Exposição Corpo Humano, realizada na II Feira de Ciências de Venda Nova do Imigrante, em setembro de 2007.

Não podemos deixar de ressaltar e enobrecer o legado deixado por um professor aposentado de nosso Departamento que, com muita paixão, dedicou anos de sua vida ao ensino da anatomia humana: o prof. Fernando Musso. Dono de um dom artístico ímpar e com muita habilidade e conhecimento, preparou muitas peças anatômicas que hoje fazem parte do acervo do Museu e, sem dúvidas, foram a energia de ativação para o início deste Museu.

No início, o projeto não contava com recursos próprios, tampouco com estrutura adequada. Mas havia uma idéia do que se queria e muita motivação para fazê-la acontecer. Na condição de coordenador e idealizador do programa, o Prof. Athelson Stefanon Bittencourt convidou os então monitores de anatomia do curso de medicina para se integrarem ao projeto. Com isso, teve a grata satisfação de receber e trabalhar com alunos que, apesar da juventude, demonstraram muita maturidade, responsabilidade, compromisso e motivação.

Naquele início, onde tudo era apenas um projeto, arregaçaram-se as mangas e, usando de improviso, criatividade e muito trabalho, fizeram o projeto começar a dar certo.

Como mostram as tabelas a seguir, mesmo com uma estrutura simples, o Museu e suas atividades foram ganhando popularidade entre professores e alunos de todo o estado do Espírito Santo, gozando de um ótimo conceito entre os que visitaram.

Tabela 1: Visitação ao Museu de Anatomia da UFES nos três últimos anos pelo Projeto de extensão Corpo Humano:

Ano
2007
2008
2009
Total
Nº de grupos recebidos
33
66
102
201
Nº de visitantes
1172
2438
4092
7702

Além das visitas através do projeto “Corpo Humano”, o programa Museu de Anatomia da UFES também organiza exposições em eventos científicos (tabela 2):

Tabela 2: Atividade itinerante de exposição do Museu de Anatomia da UFES em eventos científicos:

Eventos em que o museu esteve prensente Ano Nº de Visitas II Feira de Ciências de Venda Nova do Imigrante

Eventos em que o museu esteve presente
Ano
Nº de Visitas
II Feira de Ciências de Venda Nova do Imigrante
2007
2739
6ª Semana de Ciência e Tecnologia
2009
2975
Exposição Corpo Humano: da célula ao homem
2010
-
Total de visitas em eventos
 
5714

Atualmente o Programa Museu de Anatomia da UFES conta com 6 projetos vinculados, sendo um de pesquisa, um de evento, e 4 de extensão; e ainda está sendo adaptado a portadores de diferentes necessidades especiais. Atualmente não contamos com funcionários exclusivos, e todas as atividades do programa são mantidas por professores, técnicos e alunos, bolsistas ou voluntários.

Perspectiva futura

Como perspectiva futura, o Programa Museu de Anatomia da UFES pretende construir parcerias para reunir forças a fim de tornar este um grande centro de divulgação científica e formação continuado nas áreas biológicas, incluindo citologia, histologia, anatomia, embriologia, patologia, fisiologia, evolução e áreas afins. Este projeto audacioso e inédito no Brasil propõe uma dinâmica de atividades que atenderá mais de 80 mil visitantes por ano, incluindo alunos professores e público em geral, além de ter uma estrutura que permitirá cursos teórico-práticos de atualização de professores de ensino básico, além de contribuir de forma ativa na formação profissional em áreas correlatas.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910