Aniversário de 2 anos do MCV

No dia 09 de março o Museu de Ciências da Vida completa 2 anos de existência em seu espaço permanente, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo,  convidamos você para celebrarmos juntos este momento tão especial da ciência e cultura Capixaba.

Os eventos de comemoração acontecerão nos dias 09 e 10 de março nos Campi da UFES de Goiabeiras e Maruípe. A abertura será no Cine Metrópolis, e contará com a participação de diversas autoridades da Universidade.

HORA

Cine Metrópolis / MCV – UFES Campus de Goiabeiras

10 e março

Cine Metrópolis – UFES Campus de Goiabeiras

Lab. de Plastinação - Dept. de Morfologia, CCS/UFES/Maruípe

Como parte da programação teremos o lançamento de nossa mais nova peça: “TOMOGRAFIA”, resultado de dois anos de trabalho, que plastinou um corpo humano inteiramente fatiado, mostrando em peças reais as imagens que se buscam na tomografia computadorizada.

No contexto desta comemoração, será realizado o “Programa de Multiplicação do Conhecimento”. Esta ação visa, por meio de um ciclo de palestras e atividades práticas, compartilhar o conhecimento adquirido na Visita Técnica ao Laboratório de Plastinação e Museu de Anatômico Veterinário da Universidade de Múrcia-Espanha, realizada pelo prof. Athelson Stefanon Bittencourt dentro do programa “Bolsa Ibermuseus de Capacitação”.

O evento é gratuito e as vagas são limitas.

Para participar, inscreva-se no link a seguir: https://forms.gle/xHGZFXZLntvLRGoW9 Sua participação será confirmada por e-mail.

Qualquer dúvida, contate-nos através do email:  ufes.mcv [at] gmail.com

Confira a programação completa abaixo:

Segunda-feira, 9 de março de 2020:

ATIVIDADE / TEMA

Registro entrega de material

Abertura e boas vindas:

Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt – Coordenador do MCV

Professores colaboradores do MCV

Profª. Drª. Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni – Pró-Reitora de Extensão da UFES

I – Palestra: Resultados e Perspectivas do Museu de Ciências da Vida (MCV);

Equipe de Alunos Estagiários e Bolsistas do MCV

15:00 – 15:20

II - Palestra: Lançamento da peça “Tomografia” –

Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt - UFES

Tec. Yuri Favalessa Monteiro – Pesquisa de Mestrado - UFES

15:20 – 15:50

III - Prática: Visita guiada ao MCV – Apresentação da peça “Tomografia”

15:50– 16:50

IV - Palestra: Museus como instrumento de transformação social;

16:50– 17:10

V - Debate: Discussão sobre o tema: Museu como instrumento de transformação social;

Terça-feira, 10 de março de 2020:

09:00 –09:30

VI - Palestra: Museus pelo mundo: Compartilhando experiências (Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia, China, Espanha e França).

09:30 – 10:30

VII - Palestra: Experiência vivenciada na Universidade de Murcia-Espanha (Museu de Anatomia Veterinária, Lab. de Plastinação e Anatômico).

10:30 – 10:45

Intervalo

10:45 – 11:30

VIII - Palestra: - Plastinação no Brasil e no Mundo

11:30 – 13:30

Intervalo para almoço

13:30 – 17:30

IX - Prática: Visita técnica ao Laboratório de Plastinação da UFES – Processo de dissecção e preparação de espécimes veterinários.

Equipe do Laboratório de Plastinação

13:30 – 17:30

X - Prática: Visita técnica ao Laboratório de Plastinação da UFES – Estrutura laboratorial e processo de plastinação.

Equipe do Laboratório de Plastinação

17:30 – 17:40